QUEM SOMOS

Conexão Aprendiz

Com o objetivo de facilitar o acesso às informações relativas à Lei de Aprendizagem (10.097/2000), incentivar seu cumprimento e propiciar a inserção de adolescentes e jovens no mercado de trabalho como aprendizes, foi desenvolvido o Conexão Aprendiz.

Criado pela Associação Cidade Escola Aprendiz em 2003, a primeira versão do site foi inteiramente realizada por uma equipe de 10 jovens. Além de produzir todo o conteúdo, o grupo promovia palestras e encontros com o objetivo de conscientizar empresas e organizações de terceiro setor sobre a Lei da Aprendizagem.

Em 2005, foi lançada a “Cartilha para ONGs: como elaborar um programa de aprendizagem a partir da Lei 10.097”. Nesse mesmo ano, também foi realizado um seminário com especialistas na Lei.

O ano de 2010 marca uma nova fase para o Conexão Aprendiz. Por meio da parceria com a organização Atletas pela Cidadania – que atua por meio de ações de advocacy pela Lei do Aprendiz – o novo Conexão Aprendiz se une ao Placar do Aprendiz.

A proposta é continuar a divulgação de informações que esclareçam e incentivem o cumprimento da Lei do Aprendiz, mantendo o papel de referência, mas também ampliar o foco, estimulando a mobilização para que a Lei se efetive como um instrumento de formação e inserção digna de adolescentes e jovens no mercado de trabalho.

Por meio da divulgação em primeira-mão dos dados referentes à contratação de aprendizes no país, além das já tradicionais reportagens, entrevistas e divulgação de vagas, o site estimulará, incentivará e cobrará que a Lei seja cumprida.

Placar do Aprendiz

A partir de uma mobilização de organizações da sociedade civil, o Placar do Aprendiz surgiu inicialmente da parceria entre Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife), Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e Atletas pela Cidadania.

Com o objetivo de acelerar a implementação da Lei do Aprendiz no Brasil, este grupo deu os primeiros passos a um movimento maior que, em pouco tempo, agregou mais atores em prol de uma meta comum: ter até 2010, 800 mil jovens contratados como aprendizes.

No dia 12 de agosto de 2008, em Brasília (DF), organizações da sociedade civil participaram de reunião com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), para alinhar medidas que contribuam para o cumprimento da Lei. Este encontro, contou com a presença da Fundação Roberto Marinho, Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), ESPRO, Fundação Pró-Cerrado, Instituto Ethos e Atletas pela Cidadania.

Este encontro teve como um dos objetivos levar ao governo pontos levantados pela sociedade civil e que implicavam na implementação da Lei da Aprendizagem. Um documento foi apresentado, como resultado de grupos de discussões, compostos por empresas, organizações e jovens aprendizes.

Assim, um Grupo de Trabalho Bipartite foi instituído pela Portaria do MTE nº 557, de agosto de 2008, o GT e composto originalmente pelo Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Educação, Ministério Público do Trabalho, pela Secretaria Nacional de Juventude e por entidades da sociedade civil: Fundação Roberto Marinho, Fundação Pró-Cerrado, Associação de Ensino Social Profissionalizante (Espro), o Instituto Ethos, o GIFE, o CIEE, Atletas pela Cidadania, além de contar com o apoio técnico da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Ao longo do período, este GT passou a integrar também: os Sistemas Nacionais de Aprendizagem Industrial, Comercial, da Agricultura, do Transporte e do Cooperativismo (SENAI, SENAC, SENAR, SENAT e SESCOOP) e o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

O resultado deste trabalho foi a realização da I Conferência Nacional da Aprendizagem Profissional, em que o Ministro Carlos Lupi e o Presidente Lula, anunciaram seu compromisso com a juventude brasileira, na adesão à meta de 800 mil jovens contratados como aprendizes, até o final de 2010

Expediente:

Associação Cidade Escola Aprendiz

Coordenação
Marina Rosenfeld

Edição
Alan Ary Meguerditchian
[email protected]

Atletas pela Cidadania – Placar do Aprendiz

Victor Barau
[email protected]

Compartilhe e Socialize:
  • Print
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • email
  • Orkut


As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.