Cidade Escola Aprendiz e Atletas pela Cidadania lançam novo site Conexão Aprendiz

11 de novembro de 2010
Por

Nesta quinta-feira (11/11) é lançado o novo site Conexão Aprendiz. Por meio da parceria com a organização Atletas pela Cidadania – que atua por meio de ações de advocacy pela Lei do Aprendiz – o novo Conexão Aprendiz se une ao Placar do Aprendiz. A ideia é oferecer conteúdo sobre a Lei de Aprendizagem (10.097/2000), com o objetivo de incentivar seu cumprimento e propiciar a inserção de adolescentes e jovens no mercado de trabalho como aprendizes. Além disso, o site divulgará em primeira-mão os dados de contratações de aprendizes.

Criado pela Associação Cidade Escola Aprendiz em 2003, a primeira versão do Conexão Aprendiz foi inteiramente realizada por uma equipe de 10 jovens. Além de produzir todo o conteúdo, o grupo promovia palestras e encontros com o objetivo de conscientizar empresas e organizações de terceiro setor sobre a Lei da Aprendizagem.

Em 2005, foi lançada a “Cartilha para ONGs: como elaborar um programa de aprendizagem a partir da Lei 10.097”. Nesse mesmo ano, também foi realizado um seminário com especialistas na Lei.

Com a nova proposta, o site continuará divulgando informações que esclareçam e incentivem o cumprimento da lei, mantendo o papel de referência, mas também amplia o foco, estimulando a mobilização para que a Lei se efetive como um instrumento de formação e inserção digna de adolescentes e jovens no mercado de trabalho.

Placar do Aprendiz

A partir de uma mobilização de organizações da sociedade civil, o Placar do Aprendiz surgiu inicialmente da parceria entre Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife), Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e Atletas pela Cidadania.

No ano de 2008, em Brasília (DF), organizações da sociedade civil participaram de reunião com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), para alinhar medidas que contribuam para o cumprimento da Lei. Este encontro teve como um dos objetivos levar ao governo pontos levantados pela sociedade civil e que implicavam na implementação da Lei da Aprendizagem. Um documento foi apresentado, como resultado de grupos de discussões, compostos por empresas, organizações e jovens aprendizes.

O resultado deste trabalho foi a realização da I Conferência Nacional da Aprendizagem Profissional, em que o Ministro Carlos Lupi e o Presidente Lula, anunciaram seu compromisso com a juventude brasileira, na adesão à meta de 800 mil jovens contratados como aprendizes, até o final de 2010.

Compartilhe e Socialize:
  • Print
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • email
  • Orkut

Deixe um comentário

Uma resposta para “Cidade Escola Aprendiz e Atletas pela Cidadania lançam novo site Conexão Aprendiz”

  1. essa é uma atitde muito importante pra todos os jovenss e ajuda na comunicaçao emtre eles e professires e cidades

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.